O workshop pré-jornadas “Imagem mamária: menos é mais!” trouxe radiologistas e oncologistas especialistas em cancro da mama à sala de reuniões do Centro de Congressos do Estoril para uma partilha de conhecimentos e discussão sobre temas diversificados. Ao lado do Dr. José Carlos Marques, o Francisco Aleixo moderou o workshop, o qual considerou “extremamente motivante tanto para os mais jovens, que estão a dar os primeiros passos na Imagiologia Mamária, como para os mais velhos, como forma de atualização e de correção de certos pontos de atuação no dia a dia”. Assista à entrevista.

Desde a inteligência artificial, a imagem da axila, a ressonância magnética até às marcações pré-operatórias e BIRADS 3, foram abordados “temas muito aliciantes” que permitiram debater e partilhar informações primordiais para estes profissionais de saúde.

O diretor do Serviço de Radiologia do Centro Hospitalar Universitário do Algarve considera que a dificuldade de diagnóstico acresce a cada momento, devido à maior densidade. No entanto, existem já ferramentas e metodologias “mais assertivas”, que não existiam anteriormente. “Atualmente, podemos dizer que, apesar de o número de cancros ter uma incidência maior, temos a convicção segura de que somos muito mais úteis à mulher.”

A Imagiologia apresenta, por isso, um papel fundamental no diagnóstico e no tratamento, proporcionando “um trabalho ainda mais fácil a todas as outras especialidades que estão neste modelo organizativo”, em prol neste caso da mulher”.