Depois de um dia intenso de pré-cursos, está aberto o primeiro dia de sessões das XX Jornadas de Senologia. Durante a cerimónia de abertura, o Dr. José Carlos Marques, presidente das XX Jornadas de Senologia, ressalvou que a edição deste ano cumpre, uma vez mais, o papel de reunir, numa abordagem multidisciplinar, a partilha dos “avanços significativos nos últimos anos, na prática clínica”.
Hoje, o programa inclui a discussão de testes genéticos, ferramentas de avaliação de risco, interpretação de resultados, literacia em saúde e relação médico-doente, sendo esta, uma área “à qual é dada particular atenção”, salienta o Dr. José Carlos Marques. Além disto, está em foco o papel da prevenção e do rastreio.
Portadores e sobreviventes do cancro, medidas redutoras do risco, comunicações orais – “algo habitual, no sentido de promover e de estimular a participação dos jovens colegas e especialistas na área do cancro da mama”, compõe o programa de amanhã. Além destes tópicos, será, ainda, entregue, pela primeira vez, o Prémio Noémia Afonso, “um prémio que visa a estimulação da investigação clínica no cancro da mama” e uma forma de “homenagearmos a colega que partiu precocemente”, salienta.
O Dr. José Carlos Marques, aproveitou para agradecer “a participação das cerca de 400 pessoas inscritas, assim como aos que participaram nos cursos pré-congresso, cerca de 200 pessoas” e, ainda, à participação “sempre fundamental para este tipo de eventos” da Indústria Farmacêutica, no patrocínio dos diversos simpósios.
As XX Jornadas de Senologia, compostas por “excelentes momentos de troca de experiências, convívio e partilha de conhecimentos”, decorrem no Palácio de Congressos do Algarve, nos Salgados.