A Dr.ª Cristiana Pereira Marques, do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho, participou numa mesa-redonda intitulada de “Literacia em Saúde. Comunicação entre o médico e doente. Como comunicar o risco”. Da sessão fica a importância da comunicação, enquanto “uma das ferramentas mais importantes no momento da consulta”. Assista à entrevista.
Com clareza, transparência e individualizada, é assim que a especialista descreve a forma como a comunicação deve ser feita, nomeadamente em relação “à transmissão daquilo que será o risco de cancro ao longo da vida por ser portador de uma mutação”.
No decorrer da sessão foram ainda enumeradas as dificuldades e algumas daquelas que podem ser as estratégias para as ultrapassar, da qual é exemplo a escuta ativa e o contacto visual, permitindo, assim, “não só perceber quem é o utente que está à nossa frente, como qual é a melhor forma de comunicarmos, neste caso, o risco e, ao mesmo tempo, estabelecer uma relação de confiança e de empatia, com um impacto enorme na satisfação do utente e na sua qualidade de vida”, conclui a Dr.ª Cristiana Pereira Marques.
As XX Jornadas de Senologia decorrem no Palácio de Congressos do Algarve, nos Salgados.