O último dia do evento contou com a entrega, pela primeira vez, do Prémio Noémia Afonso à Dr.ª Leonor Vasconcelos de Matos, da Fundação Champalimaud, com o trabalho“Effects Resistence vs. Aerobic Training on KI-67 And Other Health-Related Biomarkers. The NEO-Program, A Randomized Controlled Trial On Breast Cancer Patients. Undergoing Neodjuvant Treatment”. Na impossibilidade de estar presente, em sua representação, a Dr.ª Joana Ribeiro recebeu o prémio.
Por parte da organização do evento, o Dr. José Carlos Marques, presidente das XX Jornadas de Senologia, garante que houve a preocupação de que o júri fosse composto por pessoas ligadas à investigação científica, com o intuito de darem “uma garantia de credibilidade e de autenticidade na escolha dos trabalhos”.
Apesar das muitas candidaturas, com “muita qualidade”, a investigação liderada pela Dr.ª Leonor Vasconcelos de Matos foi eleita, por unanimidade, para receber o Prémio no valor de 20 mil euros: “Este é um valor significativo que, certamente, irá estimular os investigadores, que ganharam este prémio, a continuar o seu trabalho e a apresentarem os resultados desse mesmo trabalho. A nossa ideia é repetir todos os anos este prémio, com a firme certeza de que ainda teremos mais candidatos nas próximas edições”, destaca o Dr. José Carlos Marques.
As XX Jornadas de Senologia decorreram de 12 a 14 de outubro no Palácio de Congressos do Algarve, nos Salgados.