Programa
Dias 28 – 29 OUT
9h00 – 19h00
Cursos Pré-Jornadas
Dia 27 OUT
Trabalhos Científicos
Regulamento e Submissão
Mensagem
de Boas-vindas
As XIX Jornadas de Senologia vão decorrer nos dias 28 e 29 de outubro, no Centro de Congressos do Estoril, sob o mote “cancro da mama em idades extremas”.
Todos serão bem-vindos e esperados, neste evento promovido pela Sociedade Portuguesa de Senologia, que é dedicado ao diagnóstico, estudo, investigação e tratamento, na área da patologia mamária, com enfoque nas faixas etárias abaixo dos 40 e acima dos 70 anos.
Está em preparação um promissor programa científico, que procuraremos enriquecer com palestras motivadoras e sobre a mais recente evidência, contando também com a exposição de trabalhos das equipas nacionais.
No dia 27 de outubro, serão ainda realizados os cursos pré-jornadas.
Notícias
Uma viagem de 2 minutos pelas XIX Jornadas de Senologia
Esta edição das Jornadas de Senologia ficaram marcadas pelo foco no cancro da mama em idades extremas, destacando desde o rastreio e diagnóstico ao tratamento e suporte dos sobreviventes. O auditório cheio do Centro de Congressos do Estoril é, por isso, reflexo da curiosidade e do interesse que uniu centenas de participantes neste evento científico.
Elevada participação e riqueza científica marcam XIX Jornadas de Senologia
Findas as XIX Jornadas de Senologia, o José Carlos Marques, presidente da Sociedade Portuguesa de Senologia, realiza um balanço “muito positivo e participado”, com mais de 400 inscrições e temas “muito interessantes”.
“Tratar e orientar melhor com estratégias terapêuticas mais individualizadas para estas jovens”
O cancro da mama apresenta particularidades consoante a faixa etária de cada doente. Desde o diagnóstico ao tratamento, todo o processo deve ser individualizado para encarar as suas características. A Susana Sousa, do Hospital CUF Porto, moderou a sessão “Tratamento individualizado na jovem: o que pode ser diferente?”, destacando, em entrevista, a abordagem da Cirurgia, […]
Quais os indicadores de qualidade do cancro da mama em Portugal?
Os indicadores de qualidade foram tema de destaque para fechar as XIX Jornadas de Senologia. O Fernando Schmitt, anatomopatologista do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), integrou a mesa para abordar do estudo de levantamento dos indicadores de qualidade no diagnóstico em sete hospitais portugueses. Veja a entrevista.
O impacto positivo da avaliação geriátrica na doente com cancro
O Manuel Teixeira Veríssimo juntou-se ao oncologista Prof. Doutor Miguel Abreu para moderar a sessão “Tratamento de acordo com a avaliação geriátrica – discussão multidisciplinar baseada em casos clínicos”. A avaliação geriátrica é “fundamental para um bom tratamento dos doentes idosos com cancro”. Assista à entrevista.
(Re)veja os melhores momentos
Inclusivas, multidisciplinar, interessantes, inovadoras são palavras que descrevem mais uma edição das Jornadas de Senologia, que marca presença no Centro de Congressos do Estoril. O encontro termina hoje, 29 de outubro, mas mantenha-se a par de todos os conteúdos produzidos pela News Farma deste evento da especialidade.
Tratamento de acordo com avaliação geriátrica: “É uma população muito especial de doentes”
“A inclusão deste tema nos vários debates dos congressos nacionais das várias sociedades pretende alertar para as particularidades da abordagem terapêutica no idoso que deverão ser adequadas e ajustadas às características da população.” Quem o afirma é o Miguel Abreu, oncologista no IPO do Porto e presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia, no âmbito da […]
Cancro hereditário — a idade conta?
“A idade conta?” foi a questão de partida para a discussão onde a Ana Berta Sousa, do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, participou para debater o estudo genético. Em entrevista, a especialista esclarece: “De facto, a idade conta, porque mulheres com alterações genéticas apresentam elevado risco de cancro da mama.” Assista ao vídeo.
Tomossíntese e ressonância magnética são “métodos com impacto no diagnóstico precoce”
AElisa Melo Abreu, do Centro Hospitalar e Universitário do Porto, palestrou, na sessão “Desafios e oportunidades no diagnóstico precoce”, sobre novos métodos de rastreio, destacando “a tomossíntese e a ressonância mamária têm evidência crescente e comprovada em subgrupos de doentes”. Assista à entrevista.
“A gravidez depois dos 35 anos aumenta risco do cancro da mama”
“Os tratamentos de infertilidade não estão associados a um aumento da incidência de cancro da mama.” Palavras do Luís Vicente, do Hospital Lusíadas, no âmbito da sessão “Mudar mentalidades para diminuir incidência” sobre a gravidez tardia e a infertilidade. Apesar de a gravidez tardia contribuir para o aumento do risco do cancro da mama, “a […]
Primeiro dia por uma lente fotográfica
O primeiro dia das XIX Jornadas de Senologia juntou profissionais oncologistas e especialistas em cancro da mama para uma partilha e debate de conhecimentos e experiências.
“Portugal é um dos países com maior incidência da Europa”
“A informação e a evidência cientifica que dispomos neste momento nos obrigará a ter uma atitude diferente em termos de seleção terapêutica relativamente a este aspeto: os subtipos biológicos de bom prognostico que ocorrem em idades jovens.” Quem o afirma é o Joaquim Abreu de Sousa, do IPO do Porto, no papel de moderador na sessão […]
Inteligência artificial: “Com o apoio da decisão clínica, podemos ganhar valor e ter decisões mais acertadas”
O objetivo primordial do clínico é “melhorar o tratamento dos doentes” e o radiologista pode beneficiar muito com a inteligência clínica aplicada à interpretação de imagens, aumento da melhoria do workflow do serviço de Radiologia. Em entrevista o João Abrantes, do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, destacas as vantagens e os principais desafios […]
Marcações pré-operatórias tradicionais vs. modernas: vantagens e desvantagens
O Pedro Santos, do Hospital Beatriz Ângelo, apresentou as marcações pré-operatórias e partilhou algumas dicas e truques. A sua sessão, no workshop “Imagiologia Mamária: menos é mais!”, destacou o “clássico das marcações pré-operatórias”, o fio metálico, como uma técnica já antiga, mas tradicional pelas vantagens apresentadas. Assista ao vídeo.
“Imagem mamária: menos é mais” no centro da formação de Senologia
O workshop pré-jornadas “Imagem mamária: menos é mais!” trouxe radiologistas e oncologistas especialistas em cancro da mama à sala de reuniões do Centro de Congressos do Estoril para uma partilha de conhecimentos e discussão sobre temas diversificados. Ao lado do Dr. José Carlos Marques, o Francisco Aleixo moderou o workshop, o qual considerou “extremamente motivante […]
Já conhece o programa científico das Jornadas?
As XIX Jornadas de Senologia pretendem ser um momento de reunião dos profissionais de saúde da área com o objetivo de partilhar conhecimentos e experiências sobre cancro da mama.
Workshop pré-Jornadas dedicado a Radiologia Mamária
“Menos é mais” é o mote do workshop pré-jornadas dedicado à área da Radiologia Mamária. Agendado para dia 27 de outubro, vai decorrer entre as 14h00 e as 18h40, integrando sete sessões de diferentes temáticas e um momento de quizz.
Já submeteu o seu trabalho científico? O prazo foi alargado até 29 de setembro
As XIX Jornadas de Senologia realizam-se nos dias 28 e 29 de outubro, no Centro de Congressos do Estoril, sob o mote “cancro da mama em idades extremas”. O prazo para a submissão de trabalhos científicos foi prolongado até às 23h59 do dia 29 de setembro.
Inscrições abertas para as XIX Jornadas de Senologia
O Centro de Congressos do Estoril vai abrir portas para as XIX Jornadas de Senologia nos dias 28 e 29 de outubro. As inscrições já estão abertas para todos os sócios e não-sócios da Sociedade Portuguesa de Senologia, promotora do evento.
Prazo de submissão de trabalhos científicos termina a 26 de setembro
Até 26 de setembro, pode submeter os trabalhos científicos para apresentar nas XIX Jornadas de Senologia.